2013

| O pensador | 01-2013 |

A pintura é um quadríptico composto visualmente pela silhueta do artista e pelas impressões de Cactos-planta (fotografia). O trabalho com técnica mista remonta à poética desenvolvida durante o curso de graduação em Artes Visuais (Habilitação Bacharelado). A pintura experimental apresenta planos de cores puras obtidos através de uma etapa pictórica de gotejamento e outra de preenchimento. 

| Sem título | 02-2013 |

O objeto se constitui materialmente de massa de modelar e palitos de fósforo. O suporte (caixa de fósforo), por sua vez, adaptada-se à proposta da Convocatória de Arte encaixando a arte promovida pelo Atelier de Arte Plano B. 

Pintura

 

Digital

 

| A paixão de Cristo | 03-2013 |

Manipulação de imagens digitais.  A imagem compõe-se pela inserção do elemento sagrado e de espécies de Cactos-planta. Trabalho integrado à proposta do Intercâmbio Internacional de Miniarte.

| Experimentos |
01 |      | 02 |      | 03 |      | 04 |

Testes experimentais com pigmento sobre areia. Esses experimentos resultaram nos trabalhos poéticos denominados de [des]construções pictóricas transitórias. A visualidade da pintura se dá pelo desvelamento das transformações da matéria, do estado físico e da representação do Cacto-símbolo. 

Intervenção

 

| Estados inconstantes | 05-2013 |

O trabalho é uma [des]construção pictórica transitória. Essa pintura experimental se desdobra em um ciclo pictórico: Pintura-montagem, Pintura-apagamento, Pintura-equalizada, Pintura-evaporação e Pintura-residual [foram registradas apenas as três primeiras etapas]. A visualidade da poética e as nuanças cromáticas da pintura se dão pelo desvelamento das transformações da matéria, do estado físico e da representação do Cacto-símbolo (intui-se que  a pintura esteja entre a vida e a morte).

 

Pintura

 

Instalação

 

| Principio y fin - la vida y la muerte | | 06-2013 |

Essa intervenção pictórica apresenta como visualidade o próprio tempo de duração da execução da pintura. O trabalho é constituído formalmente pelo horário inicial e final da ação e por duas silhuetas do Cacto-símbolo que, opostas, representam a linha da vida e a linha da morte. A proposta, integrada ao evento "Intervención Urbana Bocas de Tormenta", foi executada em diversos pontos da cidade de Montevidéu.  Por fim, surge outro tempo com relação à resistência do pigmento: a permanência da pintura no espaço público.

Pintura

 

| Miragem | 07-2013 |

O projeto é uma proposta integrada como [des]construção pictórica transitória. A pintura experimental (simulação digital) se desdobra em um ciclo pictórico: Pintura-montagem, Pintura-apagamento e Despigmentalização. A visualidade da poética e as nuanças cromáticas da pintura se dão pelo desvelamento das transformações com relação à representação do Cacto-símbolo pela ação do vai e vem das ondas do mar. 

Pintura

 

O pensador [detalhe 1/4].
O pensador [detalhe 1/4].

Impressão e esmalte sobre papel cartão. 29,5 x 21 cm cada. Foto do autor em: 16 mai. 2014. © 2013 Sandro Bottene

O pensador [detalhe 2/4].
O pensador [detalhe 2/4].

Impressão e esmalte sobre papel cartão. 29,5 x 21 cm cada. Foto do autor em: 16 mai. 2014. © 2013 Sandro Bottene

O pensador [plano geral].
O pensador [plano geral].

Impressão e esmalte sobre papel cartão. 60 x 43 cm cada. Foto do autor em: 16 mai. 2014. © 2013 Sandro Bottene

O pensador [detalhe 1/4].
O pensador [detalhe 1/4].

Impressão e esmalte sobre papel cartão. 29,5 x 21 cm cada. Foto do autor em: 16 mai. 2014. © 2013 Sandro Bottene

1/5
 
 
 
| PORTFÓLIO |
 

<

>

Relógio [2º dia].
Relógio [2º dia].

Pigmento sobre areia. Dimensão variável. Colaboração de Indira Zuhaira. Foto de Indira Zuhaira em: 30 mai. 2013. © 2013 Sandro Bottene

Relógio [2º dia].
Relógio [2º dia].

Pigmento sobre areia. Dimensão variável. Colaboração de Indira Zuhaira. Foto de Marcos Cichelero em: 30 mai. 2013. 18h22min © 2013 Sandro Bottene

Relógio [1º dia].
Relógio [1º dia].

Pigmento sobre areia. Dimensão variável. Colaboração de Indira Zuhaira. Foto de Indira Zuhaira em: 29 mai. 2013. 17h54min © 2013 Sandro Bottene

Relógio [2º dia].
Relógio [2º dia].

Pigmento sobre areia. Dimensão variável. Colaboração de Indira Zuhaira. Foto de Indira Zuhaira em: 30 mai. 2013. © 2013 Sandro Bottene

1/3
 
Sem título.
Sem título.

7 x 5 x 1,5 cm. Foto do autor em: 25 jan. 2013. © 2013 Sandro Bottene

Sem título.
Sem título.

7 x 5 x 1,5 cm. Foto do autor em: 25 jan. 2013. © 2013 Sandro Bottene

1/1
 
Objeto

 

 
A paixão de Cristo.
A paixão de Cristo.

18 x 18 cm (dimensão impressa). Edição do autor em: 25 set. 2013. © 2013 Sandro Bottene

A paixão de Cristo.
A paixão de Cristo.

18 x 18 cm (dimensão impressa). Edição do autor em: 25 set. 2013. © 2013 Sandro Bottene

1/1
Experimento 01 [processo].
Experimento 01 [processo].

Foto do autor em: 29 set. 2013. © 2013 Sandro Bottene

Experimento 01 [detalhe].
Experimento 01 [detalhe].

Areia, pigmento, mecanismo hospitalar e solução. Dimensão variável. Foto do autor em: 29 set. 2013. 17h09min © 2013 Sandro Bottene

Experimento 04 [detalhe].
Experimento 04 [detalhe].

Areia, pigmento, espinho, mecanismo hospitalar e solução. 7 x 23 x 34 cm. Foto do autor em: 13 out. 2013. 11h09min © 2013 Sandro Bottene

Experimento 01 [processo].
Experimento 01 [processo].

Foto do autor em: 29 set. 2013. © 2013 Sandro Bottene

1/8
 
Estados inconstantes.
Estados inconstantes.

Areia, pigmento, espinho, caixa de vidro, mecanismo hospitalar e solução. 7 x 60 x 80 cm. Foto do autor em: 18 out. 2013. 8h35min © 2013 Sandro Bottene

Estados inconstantes.
Estados inconstantes.

Areia, pigmento, espinho, caixa de vidro, mecanismo hospitalar e solução. 7 x 60 x 80 cm. Foto do autor em: 17 out. 2013. 8h40min © 2013 Sandro Bottene

Estados inconstantes [detalhe].
Estados inconstantes [detalhe].

Areia, pigmento, espinho, caixa de vidro, mecanismo hospitalar e solução. 7 x 60 x 80 cm. Foto do autor em: 12 out. 2013. 12h39min © 2013 Sandro Bottene

Estados inconstantes.
Estados inconstantes.

Areia, pigmento, espinho, caixa de vidro, mecanismo hospitalar e solução. 7 x 60 x 80 cm. Foto do autor em: 18 out. 2013. 8h35min © 2013 Sandro Bottene

1/5
 
Principio y fin [1].
Principio y fin [1].

Estêncil e tinta sobre bueiros. Dimensão variável. Colaboração de Luana Oliveira. Foto do autor em: 09 nov. 2013. [12h18min às 13h35m]. © 2013 Sandro Bottene

Principio y fin [2].
Principio y fin [2].

Estêncil e tinta sobre bueiros. Dimensão variável. Colaboração de Claudia Motta e Myriam Neira. Foto do autor em: 10 nov. 2013. [11h12min às 12h55m]. © 2013 Sandro Bottene

Principio y fin [projeto].
Principio y fin [projeto].

Esboço do autor em: 04 nov. 2013. © 2013 Sandro Bottene

Principio y fin [1].
Principio y fin [1].

Estêncil e tinta sobre bueiros. Dimensão variável. Colaboração de Luana Oliveira. Foto do autor em: 09 nov. 2013. [12h18min às 13h35m]. © 2013 Sandro Bottene

1/4
Intervenção

 

 
Miragem [projeto simulado].
Miragem [projeto simulado].

Dimensão variável. Edição de Marcos Cichelero em: 28 nov. 2013. © 2013 Sandro Bottene

Miragem [projeto simulado].
Miragem [projeto simulado].

Dimensão variável. Edição de Marcos Cichelero em: 28 nov. 2013. © 2013 Sandro Bottene

Miragem [projeto simulado].
Miragem [projeto simulado].

Dimensão variável. Edição de Marcos Cichelero em: 28 nov. 2013. © 2013 Sandro Bottene

Miragem [projeto simulado].
Miragem [projeto simulado].

Dimensão variável. Edição de Marcos Cichelero em: 28 nov. 2013. © 2013 Sandro Bottene

1/3
Pintura

 

Pintura

 

Projeto

 

Intervenção

 

Colagem

 

| Relógio | 04-2013 |

Trabalho constituído por demarcações pictóricas sobre areia. A dimensão dessa pintura experimental intervinda leva em conta a projeção de uma sombra. A proporção do trabalho se altera de acordo com o horário e a incidência da luz solar no local. Desse modo, as sucessivas ações se assemelham visualmente ao movimento do ponteiro de um relógio (que marca a passagem do tempo). A proposta, integrada ao evento arte#ocupaSM, estabelece uma relação com a temática "Existir Juntos na Contemporaneidade". 

Vínculo: (Mestrado em Artes Visuais - 1º/2013).
Vínculo: Ação e Reflexão no Contexto da Arte Contemporânea
               (Mestrado em Artes Visuais - 2º/2013).
Vínculo: Ação e Reflexão no Contexto da Arte Contemporânea
               (Mestrado em Artes Visuais - 2º/2013).
Vínculo: (Mestrado em Artes Visuais - 2º/2013).
Vínculo: Ação e Reflexão no Contexto da Arte Contemporânea
               (Mestrado em Artes Visuais - 2º/2013).